Paginas

Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pablo Rolim diz que Várzea Alegre precisa de um deputado da terra.


Pablo Rolim

O vice prefeito de Várzea Alegre, Pablo Rolim escreveu um texto que foi publicado pelo Jornal  Folha da Cidade de Várzea Alegre há quase 8 ano atrás, mas que se mostra bastante atual. 

No texto Pablo alerta para a necessidade urgente de nosso município contar com um filho da terra na assembleia legislativa ou até mesmo na câmara Federal para brigar pelos interesses varzealegrenses e assim alavancar um crescimento ainda maior de nossa Várzea Alegre.

Leia na íntegra o texto: Missão Para Astronautas

O grau de maturidade política de uma cidade consegue evoluir na medida em que suas lideranças conseguem crescer politicamente, adquirindo a capacidade de poder influir em decisões no campo estadual e até federal, em benefício de seu município de origem.

Num contexto político visivelmente competitivo, sentimos que Várzea Alegre precisa com urgência de mais agilidade na obtenção de recursos junto aos órgãos estaduais e federais. O amadurecimento da estrutura política de nossa cidade se dará no momento em que os grupos políticos locais iniciarem um processo de “expansão política”, tomando a iniciativa de lançar nomes que nos representem na Assembleia Legislativa e futuramente até na Câmara Federal. Ultimamente nossa cidade sempre tem ajudado a eleger “deputados estrangeiros”, que se comprometem com várias cidades de uma só vez, minguando ainda mais a parcela de recursos que são repartidos entre os municípios de seu colégio eleitoral.

Olhando para o nosso umbigo, vemos que a história política de Várzea Alegre sempre foi recheada de grandes homens que levaram o nome de nossa cidade a altos postos políticos como, por exemplo, Figueiredo Correia, eleito vice-governador do Ceará em 1963. Na esfera legislativa federal, o nome de Padre Antonio Vieira se alia ao de Figueiredo Correia, ex-deputados federais que foram nossos representantes no Congresso Nacional. Já na Assembleia Legislativa, os ex-deputados Antonio Afonso Diniz, Otacílio Correia e Nilo Sérgio Viana também assinam “o livro da história política do Ceará” , como homens públicos de passado brilhante, que ajudaram o nosso município a se desenvolver.

De fato, por mais atuante que seja um prefeito ou a câmara municipal de uma cidade, haverá sempre a necessidade do auxílio de um braço político que facilite a obtenção de obras, aprovação de projetos, repasse de verbas e demais conquistas que geralmente são conseguidas somente após muita disputa em gabinetes e órgãos públicos estaduais e federais.

A probabilidade de um município se desenvolver mais rapidamente está diretamente ligada ao alcance político das lideranças locais. Certamente, se nossa cidade contasse com homens públicos que tivessem mais facilidade de diálogo com o Governo Federal e o Governo do Estado, não demoraria tanto tempo para que nossa cidade pudesse se desenvolver de maneira auto-sustentável. Se tivéssemos deputados estaduais ou federais, nossa cidade indubitavelmente seria tratada com mais atenção pelas autoridades nacionais e estaduais.

Os políticos de Várzea Alegre não devem pensar só dentro de uma atmosfera de eleições municipais. Devemos sim é nos tornarmos astronautas e buscarmos maiores desafios, conquistando novos “planetas” e retomando espaços que já foram ocupados por nós, varzealegrenses, no cenário político estadual e nacional. Talvez possa parecer difícil, mas se houver união em torno de um só objetivo, que é o bem-estar do nosso povo e a rapidez na resolução de nossos problemas, poderemos trazer de volta os tempos áureos em que Várzea Alegre era um município famoso por seus virtuosos deputados e por personalidades políticas de alcance estadual e nacional.

Pablo Rolim, varzealegrense, engenheiro civil em 29/07/2004.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentário ofensivo será excluído

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...